sexta-feira, 3 de julho de 2015

PRF e ICE assinam declaração de cooperação

PRF e ICE assinam declaração de cooperação

PRF e ICE assinam declaração de cooperação

A Policial Rodoviária Federal (PRF) e a norte-americana Polícia de Imigração e Alfândega (Immigration and Customs Enforcement – ICE) assinaram uma declaração de cooperação com foco no combate aos crimes de tráfico de pessoas, contrabando, falsificações, crimes contra propriedade imaterial, entre outros. É o primeiro documento assinado pela PRF com uma instituição policial internacional.
A cooperação já existia, inclusive a ICE foi observadora de algumas operações de fiscalização realizadas pela PRF. A formalização, assinada em junho, busca o fortalecimento da relação institucional. Dessa forma, será possível usar melhor os recursos das instituições na troca de experiências, capacitação, colaboração e apresentação de novas tecnologias.
Dois cursos de capacitação, envolvendo a PRF e outras instituições, estão previstos. Um deles será ministrado no Espírito Santo entre os dias 08 e 10 de julho, e o outro, será no Paraná, em agosto.
Esta declaração de cooperação é o reconhecimento da atividade da PRF por agências internacionais. Além disso, representa o esforço da instituição em articular parcerias e intensificar a cooperação internacional, um dos objetivos estratégicos da PRF previsto no Plano Diretor de Gestão,Articulação e Comunicação 2014-2015. O plano também tem como objetivo temático consolidar e ampliar a participação da PRF em atividades internacionais e como indicador temático a quantidade de acordos internacionais assinados.