terça-feira, 16 de outubro de 2012

Destaques PRF: Aprensão de aminais silvestres; Prisão de mãe que aliciava a filha; Apreensão de contrabando e Operação de combate ao trabalho escravo


OPERAÇÃO CONJUNTA APREENDE PÁSSAROS SILVESTRES, ARMA E MUNIÇÃO NA BACIA DO SÃO FRANCISCO

FONTE: PRF/BA

Ontem, no primeiro dia da 29ª etapa da FPI - Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), PRFs apreenderam 87 pássaros silvestres, um arma calibre 32 e 26 munições. A FPI é uma operação coordenada pelo Ministério Público da Bahia através do NUSF - Núcleo do São Francisco e que conta com a participação de diversos órgãos de fiscalização estaduais e federais, entre os quais a PRF, IBAMA, ADAB, SEFAZ, INEMA, DIVISA, FUNASA, SRTE, CIPPA, COPPA, CREA/BA, DNPM, EBDA, MPT e SFPA.
O objetivo da operação em conjunto é a prevenção e o combate às ações degradantes ao meio ambiente que ocorrem na região da Bacia do Rio São Francisco entre as quais a criação ilegal e o tráfico de animais silvestres, a caça e a pesca predatórias, e o transporte ilegal de produtos e subprodutos florestais como o carvão e a madeira.
A equipe formada por policiais rodoviários federais, técnicos do IBAMA, e fiscais da ADAB e da SEFAZ percorreram durante a manhã as áreas das feiras livres dos municípios de Érico Cardoso, Caturama e Botuporã, apreendendo diversas armadilhas de caça e de captura de animais, além de 87 pássaros silvestres que eram mantidos ilegalmente em cativeiro, sendo 04 maritacas, 20 cardeais, 13 coleiras, 02 pintassilgos, 08 azulão, 19 canários-da-terra, 04 papa-capins, 08 trinca-ferro, 03 pássaro-preto, 01 cancão, 01 sabiá, 01 papagaio, 01 caboclo, 01 pêga e 01 cuiubinha.
Todas as aves foram encaminhadas para a sede da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) em Paramirim onde serão avaliados por biólogos e veterinários e depois seguirão para o  Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Vitória da Conquista.
Ao chegarem na zona urbana do município de Paramirim um homem de 50 anos foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Com ele os PRFs encontraram  uma sacola contendo 26 cartuchos calibre 28 e outros apetrechos utilizados na caça predatória como pólvora, chumbo e espoletas, sendo encontrada também uma espingarda calibre 32. Diante do fato, o acusado foi encaminhado juntamente com  o material apreendido para a Delegacia de Polícia Judiciária da cidade.



PRF PRENDE MÃE QUE ALICIAVA FILHA ADOLESCENTE



No início da noite de ontem PRFs da Delegacia de Eunápolis prenderam uma mulher acusada de explorar sexualmente sua filha de 13 anos, juntamente com o padastro e um suposto cliente.
A ação ocorreu por volta das 18:40 horas, quando a  PRF recebeu informação de que um homem de prenome Sérgio e mais um comparsa não identificado estavam armados e haviam invadido a casa ameaçando de morte padastro e mãe da adolescente  porque eles não permitiram que Sérgio mantivesse relações sexuais com a garota. De acordo com o denunciante, ambos estariam escondidos em um  barraco às margens da BR 101.
Ao chegar na casa da adolescente para averiguar a denúncia, os policiais foram informados pela mãe e pelo padastro que no dia anterior, Sérgio, amigo da família, tentou manter relações com menor,  sendo impedido por eles após pedido de socorro da filha.  Sabendo que Sérgio ainda estava por perto, os PRFs fizeram buscas nas proximidades e o encontraram escondido embaixo da ponte do Rio do Peixe, sendo então capturado, porém seu comparsa, que supostamente estava armado, conseguiu fugir.
Ao ser entrevistado, o acusado  confirmou parte da história, mas informou que a mãe da adolescente havia oferecido a garota a ele por R$ 10,00 e um celular e quando ele foi procurá-la, ela  “estava com outro homem, não identificado, e não queria nada com ele.” Sentindo-se enganado pela mãe da adolescente, Sérgio foi tomar satisfações com ela e pedir o pagamento (dinheiro e celular) de volta, fato que gerou a briga.
Sérgio declarou ainda que há muito tempo a mãe explora sexualmente a filha adolescente e que órgãos de acolhimento já tinham conhecimento do fato. Os policiais confirmaram a informação e descobriram que a adolescente, por determinação judicial, deveria estar sob a guarda de uma tia. Ou seja, havia também a desobediência à uma determinação judicial.
Diante dos fatos a PRF prendeu a mãe, o padrasto e Sérgio e encaminhou a adolescente ao Conselho Tutelar local.

PRF APREENDE CIGARROS CONTRABANDEADOS E MÍDIAS DE JOGOS “ PIRATAS” NA BR 116

FONTE: Delegacia PRF de Vitória da Conquista

Agentes da PRF do Posto de Divisa Alegre apreenderam na manhã de ontem 1.600 maços de cigarros contrabandeados e 1.600 DVDs piratas.
A ação ocorreu durante fiscalização a dois ônibus que seguiam de São Paulo com destino as cidades de  Paranaíba/PI e  Recife/PE. No primeiro ônibus foram encontrados os cigarros de origem estrangeira, sem o devido desembaraço aduaneiro e no segundo ônibus foram apreendidos os DVDs piratas de jogos variados de PS2.
Os proprietários das mercadorias foram identificados e encaminhados, juntamente com o material apreendido  à Delegacia da Receita Federal em Vitória da Conquista.

PRF E MTE REALIZAM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO OU DEGRADANTE NO OESTE DA BAHIA

FONTE: Delegacia PRF de Barreiras
Na última quinta-feira (11/10), em uma Operação conjunta entre a PRF e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) libertaram  trabalhadores rurais que trabalhavam  em condições degradantes em uma fazenda na região Oeste da Bahia.
Após uma denúncia anônima, os agentes da PRF juntamente com auditores fiscais do trabalho de Barreiras/BA, dirigiram-se até a zona rural do município de São Desidério, no Distrito do Sítio do Rio Grande, onde encontraram na Fazenda Novos Tempos I nove (09) trabalhadores rurais em condições desumanas de trabalho, tais como:
-        Trabalhadores sem registros oficiais (sem carteira de trabalho assinada, sem exames admissionais, sem garantia dos direitos trabalhistas);
-        Condições insalubres/degradantes de acomodações (trabalhadores alojados em duas barracas de lonas, sem colchões, sem local adequado para higiene pessoal, alimentos guardados no chão da barraca de lona no mesmo espaço de dormir, sem local adequado de preparo e conservação, sem água tratada);
-        Os trabalhadores afirmaram em entrevista que nos primeiros dias dormiram ao relento enquanto faziam as barracas de lona;
-        Os trabalhadores são de Barreiras/BA e foram agenciados no dia 24/09/12 por um homem de prenome Antônio que, além de coordenar o trabalho no local, funcionava como o “gato”, termo utilizado para descrever a pessoa que mantém os trabalhadores sob seu controle através da venda de produtos de necessidades pessoais (sabonete, papel higiênico, creme dental e escova, etc).
Diante de tantas irregularidades, os barracos foram desfeitos, o proprietário da  fazenda foi notificado pelas irregularidades trabalhistas e os trabalhadores foram encaminhados para Barreiras para terem seus direitos garantidos.

MAIS FOTOS DA OPERAÇÃO





RESUMO DOS DIAS 15/10/2012
Total de Acidentes
21
Total de Feridos
22
Total de Mortos
2
Total de Veículos Fiscalizados
682
Total de Pessoas Fiscalizadas
468

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes