terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O cinto de segurança comemora 52 anos !!

Os carros não chegavam a 30 km/h, porém as mortes e feridas causadas pelos primeiros acidentes automobilisticos na primeira década do século 20 impressionaram até mesmo medicos acostumados a tratar feridas de guerra.

Naquela época, assustados com a repecurssão das noticias que frequentemente saiam no jornal de pessoas sendo lançadas para fora dos seus carros, algumas pessoas começaram a usar cintos de seguranças caseiros, com dois pontos de apoio, ja que naquela epoca esse acessorio nao era fabricado pelas montadoras.
Por outro lado, algumas empresas começaram a vender o cinto para que o próprio cliente fizesse a instalação em seu automovel, mas as vendas foram um fracaso. Faltou fazer na epoca uma campanha forte de concientização da populacão. Além disso, era necessario que esse importantíssimo item de segurança fosse instalado em série nas próprias fabricas.

Até que em 1959, Nils Bohlin um ex-engenheiro aeronautico da Saab, foi contratado pela empresa suéca Volvo para desenhar novos carros, e resolveu incluir o cinto de segurança como acessorio obrigatório em toda a frota da Volvo. Bohlin já tinha experiencia na fabricacao de cintos de segurança para os pilotos de aviões, e adaptou o desenho para que o cinto fosse ergònomico e nao causasse sensacões incomôdas ao motorista.

Seu invento foi patenteado, e o modelo Amazon da Volvo, foi o primeiro automovel da historia a sair de fabrica com um cinto de segurança como acessório de série. 2 anos depois, a Volvo liberou a patente para que qualquer fabrica no mundo pudesse utiliza-lo sem restrições.

Esse acessório, é considerado até hoje como um dos items de segurança mais importantes dos automóveis, e já salvou mais de 50 milhoes de vidas nos ultimos 50 anos, de acordo com a ETSC, sigla em inglês do Conselho Europeu de Segurança no Transporte.

Fonte:www.eduexplica.com