segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

COMANDO DE SAÚDE COMPROVA QUE 49,15% DOS MOTORISTAS PROFISSIONAIS TRABALHAM COM CARGA HORÁRIA EXCESSIVA

A Polícia Rodoviária Federal realizou na última sexta-feira (27/01) o 1º Comando de Saúde  2012. O evento ocorreu ontem, das 9h às 13h00, no Anel de Contorno de Feira de Santana, Km 01 da BR 324, onde diversas pessoas foram mobilizadas para atender aos motoristas profissionais do transporte de carga.
Em parceria com o SEST/SENAT e Secretaria Municipal de Saúde, a PRF realizou o Comando com o objetivo de detectar e alertar motoristas profissionais sobre alterações nos parâmetros de saúde que podem prejudicar ou impedir a condução de veículos automotores, além de educar e orientar profissionais sobre práticas de prevenção de doenças e de acidentes de trânsito.

Durante o evento todos os envolvidos trabalharam em torno de ações preventivas, quando foram oferecidos diversos exames que puderam oportunizar aos profissionais do volante, e demais condutores que por ali passaram, diagnósticos que mostraram se há doença ou riscos à saúde do profissional durante o exercício de sua atividade laboral. 
Em toda manhã, 59 motoristas profissionais foram examinados, a partir dos resultados e das informações colhidas foram encontrados resultados surpreendentes: 49,15% dos condutores trabalham com carga horária excessiva, 52,54% possuíam teor alcoólico no sangue, 39% estão acima do peso, 44,07% apresentaram alteração na visão, 32,20% apresentam sonolência diurna, 28,81% fumam, 18,64% apresentaram pressão arterial alta e 11,86% já se envolveram em acidentes.
Este comando faz parte de um conjunto de ações preventivas que o Departamento de Polícia Rodoviária Federal organiza, com o objetivo maior de reduzir o número de acidentes envolvendo veículos de carga, e consequentemente diminuir o número de feridos e mortos nas estradas em todo o país.