segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Temer diz que operação dá logística à polícia para segurança na fronteira

Vice-presidente da República disse que recebeu do governador André Puccinelli pedido, em nome dos municípios, para que a Operação Ágata III seja permanente.

O vice-presidente da República, Michel Temer, disse, após assistir, ao lado do ministro da Defesa, Celso Amorim, exposição no CMO (Comando Militar do Oeste) sobre a Operação Ágata III, que a atuação dos militares reforça as ações de inteligência que dão suporte e logística ao trabalho policial.
Temer disse que recebeu do governador André Puccinelli pedido, em nome dos municípios, para que a Operação Ágata III seja permanente. O pedido será analisado, mas Michel Temer antecipou que, independentemente da Ágata III, a fronteira é guarnecida e está protegida pelas Forças Armadas O vice-presidente comentou ainda, que além da logística para as operações policiais se tornem permanentes nas fronteiras, as Forças Armadas, por meio do Exército, Aeronáutica e Marinha, levam ações sociais às populações mais isoladas e sem os serviços básicos, principalmente na área médica e odontológica.

O avião que trouxe o vice-presidente da República, Michel Temer pousou na Base Aérea de Campo Grande com uma hora e meia de atraso. Em razão do atraso, a entrevista à imprensa durou menos de cinco minutos. Após conhecer detalhes da operação que é desenvolvida nas fronteiras do Brasil com Paraguai, Bolívia e Peru, Temer seguiu para Cáceres, onde seria assinado ato de criação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira. O mesmo termo já foi assinado em Mato Grosso do Sul.
A operação Ágata III é realizada para combater crimes transfronteiriços e ambientais. Iniciada no último dia 22 de setembro nas regiões de fronteira com o Peru, Bolívia e Paraguai, a operação já apreendeu drogas, produtos contrabandeados, prendeu traficantes e acusados de aplicar o golpe do seguro – pessoas que vendem o próprio carro na Bolívia e fazem queixa de roubo no Brasil para receber o ressarcimento da seguradora e evitou a passagem de drogas nos chamados corredores do narcotráfico. O Ministério da Defesa ainda não definiu data para encerramento da operação.
Fonte:campograndenews