Em ação inédita, o governo
federal lança, nesta segunda-feira (19/12), a Operação RodoVida. O objetivo é
reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito com ações integradas entre a
Polícia Rodoviária Federal (PRF), policias estaduais e agências de trânsito
Diagnóstico realizado pela PRF
mostra que 60 trechos de dez quilômetros de extensão respondem por 22% dos
acidentes mais graves atendidos pela corporação.
Dentro destes 600 quilômetros de rodovias é que as ações coordenadas pela PRF
acontecerão, entre 19 de dezembro e 27 de fevereiro de 2012.
Uma característica comum a todos
esses pontos levou à integração das ações: em todos existe a confluência de
vias estaduais ou municipais para as rodovias federais. Assim, a ação simultânea
nas rodovias e vias de acesso vai aumentar a segurança e propiciar a redução
dos acidentes.
O lançamento da campanha no Rio
de Janeiro será *amanhã, dia 20/12 na Ponte Rio Niterói, no sentido Niterói ,
das 11:30 às 13:00h*. Será uma ação
prática de fiscalização e educação com a presença de todos os órgãos envolvidos, cujos representantes também
estarão presentes (lista com nomes e telefones logo abaixo).
A ação integrada da Operação
RodoVida se dará por /blitzen/ simultâneas nas BRs, rodovias estaduais ou vias
municipais nas proximidades dos pontos
críticos. O foco estará no combate à embriaguez ao volante e na fiscalização de motocicletas. O primeiro, por
ser uma das principais causas de
acidentes graves e o segundo, por ser um veículo que vem se destacando em relação ao número de acidentes
nos últimos anos. Em 2011, de janeiro a setembro, a PRF atendeu 25.437
acidentes com motociclistas, com 18.083 feridos leves, 8.166 feridos graves e
1621 óbitos.Estima-se que o custo social dos acidentes nas rodovias federais
este ano foi de R$ 7,9 bilhões (considerando o período de janeiro a setembro).*Campanha*
– O Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito ( Denatran), lança a campanha de
conscientização sobre não dirigir depois
de consumir qualquer quantidade de bebida alcoólica. Norteada pelo conceito
“Bebida e direção. O efeito do álcool passa, a culpa fica para sempre”, a campanha mostra o
sentimento de culpa de quem causa uma
tragédia depois de dirigir sob o efeito do álcool.
As peças publicitárias chamam
atenção também para o número de mortos e feridos graves em conseqüência dos acidentes
relacionados à embriaguez.Seguem abaixo os contatos:*Polícia Rodoviária
Federal*: Inspetora Marisa Dreys - 7538 0113 *PM Rio*: Ten.Cel.PM Comandante do
BPRV Oderlei Santos - 8596 8141 *Operação Lei Seca* : Major PM Marcelo Rocha –
83591542 *Detran*: Major PM Luiz Carlos - 84962120*DER*: Lineu Castilho - 8596
6830 *ANTT*: Flávio Costa - 3504 4700 *CET Rio*: Mauro Cezar - 8612 7592 *SSPTT/Nittrans*:
Cristiane Dias - 9511 1928 **Sest Senat*:* Diretor Luiz Alberto Henriques -
9957 3977 **Concer:** Flávio Lindolfo - 9736 5772 **Ass. Dep. Hugo Leal*:*
Fernando Pedrosa:- 9692 7971 *CCR - Nova Dutra*: Virgílio Leocádio - 9917 9219
Inspetora Marisa Dreys
Ch. Comunicação Social
5ª Superintendência Polícia Rodoviária Federal