segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Operação Sentinela aborda veículos e apreende droga

Pará - O primeiro balanço parcial da segunda fase da operação “Sentinela do Norte” foi divulgado no fim da tarde desta sexta-feira (11). Até o momento, foram apreendidas 200 pedras de óxi de cocaína e dois quilos de pasta da drogas. Ao todo, 1.755 veículos foram abordados em vias públicas com 86 autos de infração, lavrados contra os condutores. Destes veículos, 55 foram removidos pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e outros 14 receberam notificações. Foram contabilizadas 812 abordagens de pessoas para averiguações.

A operação é promovida pelo Sistema Integrado de Segurança Pública do Pará. Iniciada às 8 horas da manhã de sexta (11), a operação policial prossegue durante a noite e se prolonga pela madrugada deste sábado (12). As ações de segurança pública acontecem simultaneamente na Região Metropolitana de Belém e interior do Pará. Estão em atuação policiais civis e militares, agentes do Detran e de órgãos municipais do trânsito. A primeira etapa da operação ocorreu no início desta semana, com revistas em todos os presídios do Pará.

Agora, policiais fazem abordagens em barreiras de fiscalização de condutores de veículos, como motos e carros de passeio, em transportes coletivos e incursões em vias públicas. A meta principal é a diminuição dos índices de criminalidade em todo Estado. Na Grande Belém, o posto de comando da operação foi instalado no Comando-Geral da Polícia Militar, no bairro do Marco. Durante a manhã, as equipes envolvidas na ação se reuniram nas sedes de Seccionais Urbanas da Polícia Civil na RMB e interior do Estado.

No bairro da Cremação, duas mulheres foram flagradas com drogas. Uma delas estava com cerca de 100 petecas de cocaína e a outra, com 350 gramas de pedra de “óxi”. Barreiras foram montadas nas principais vias do bairro. A PM entrou em ruas transversais para abordar suspeitos e condutores de veículos. No distrito de Outeiro, Ramon Rodrigo Pantoja Batista, 23 anos, e Marcos Paulo Rodrigues Castro, 20, foram flagrados por policiais militares durante abordagem na orla da localidade com 1,7 quilo de pasta de cocaína transportado em uma moto.

Em outra abordagem, na área da praia do bairro Brasília, Davisson da Silva Rocha foi flagrado com um revólver calibre 38. Ele foi autuado por porte ilegal de arma e apresentados na Delegacia de Outeiro. Em Marituba, no bairro São Francisco, Ariana Larissa Reis Nascimento, 21 anos, e uma adolescente de 17 anos foram flagradas com 17 petecas de cocaína. Também por tráfico de drogas foi preso Driellyson Jorge Costa da Silva, 22, com quem foram apreendidas 143 petecas de cocaína e uma arma caseira. Ele responde processo por homicídio e era procurado pelo crime ocorrido em 13 de setembro passado, na 7ª Rua do município.

Fonte: Agência Pará