sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

PRF flagra produto químico sendo transportado de forma irregular

No dia 28 de janeiro de 2015, em Cajati, a PRF flagrou um motorista transportando produtos químicos, considerados perigosos, sem a devida autorização e o motorista sem a qualificação previsto na legislação. O caminhão também estava sem sinalização que indicasse o perigo dos produtos transportados, o que poderia colocar a vida das pessoas em risco em caso de acidentes e vazamentos.

Por volta das 13:00, durante patrulhamento, PRFs observaram um caminhão parado sobre a pista na altura do km 510 da Rodovia Régis Bittencourt, o motorista disse que o caminhão estava com problema mecânico.

Ao vistoriarem o interior do caminhão, os PRFs encontraram diversos produtos químicos classificados como perigosos, 8 mil litros de tinta inflamável, apesar de não possuir nenhuma identificação externa de tal risco. Questionado, o motorista disse que não tinha os equipamentos necessários para a emergência ali encontrada e que nem sabia que precisaria deles. Ao vistoriar a sua documentação, constatou-se o motivo de desconhecer a necessidade de tais equipamentos: ele não tinha frequentando o curso obrigatório para movimentação e transporte de tais cargas.

Por ser considerado crime ambiental, transportar produtos perigosos em desacordo com a legislação vigente, houve o registro do crime e da apreensão do caminhão e da carga, sendo o motorista liberado para responder criminalmente em liberdade. Além disso, os PRFs aplicaram multas pela falta de equipamentos de emergência, falta do curso MOPP do motorista e da sinalização externa que indique o material perigoso transportado, num total de aproximadamente R$ 6 mil.