quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Carga ilegal de madeira é apreendida em Dom Eliseu

Na madrugada de hoje (29), agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam aproximadamente 29 metros cúbicos de madeira serrada que estavam sendo transportados ilegalmente em um caminhão.

O flagrante de crime ambiental ocorreu no quilômetro 19 da rodovia BR-010, município de Dom Eliseu, quando os agentes abordaram o caminhão IVECO / TECTOR 240E25 , cor branca, carregado de madeira serrada de várias espécies , placas PFA 3810 com emplacamento da cidade de Cabo de Santo Agostinho no estado de Pernambuco.
Durante a fiscalização do veículo e da carga, o condutor do caminhão, Lindemberg Brito da Silva apresentou a documentação fiscal e ambiental para efetuar o transporte da madeira onde declarava que a carga de madeira serrada diversa seria na quantidade de 16 m³ e veículo transportador da madeira seria um caminhão V W 24.250 , cor branca, placa KIV 5773, com emplacamento na cidade de Petrolina (PE), divergindo portanto, do veículo flagrado transportando a madeira.

Os agentes da PRF suspeitaram também da quantidade de madeira declarada nos documentos fiscais, não seriam compatíveis com a quantidade visualizada. Fora procedida a cubagem da referida carga conforme diretrizes gerais de fiscalização ambiental, onde averiguou-se que o carregamento era na realidade de 29 m³ de madeira serrada, excedendo em quase 100% o valor declarado, estando portanto divergente da Guia Florestal declarada em sua quantidade e na identificação do veículo transportador.
e afirmou que a madeira tinha sido embarcada em uma serraria localidade conhecida como Iucapim, em Paragominas/PA e teria como destino a cidade de Petrolina, no estado de Pernambuco.


Diante do flagrante de crime e infrações de natureza ambiental, o veículo e a carga foram retidos no posto da PRF em Dom Eliseu, ficando à disposição dos órgãos ambientais