segunda-feira, 10 de setembro de 2012

PRF finaliza Operação Independência/2012 -PRF-PI



A Operação  Independência  da  Polícia  Rodoviária  Federal  realizada  no  período  de  00h00  de 06.09.2012 a 24h00 de 09.09.2012 registrou 33 acidentes, que resultaram em 16 feridos e 03 mortes. No mesmo período do ano passado foram registrados 35 acidentes, 28 feridos e 03 mortos.
Mantiveram-se estáveis os dados relativos aos acidentes e mortos e reduziu em 57% o número de
feridos.
Policiamento e fiscalização
As ações de policiamento e fiscalização resultaram na aplicação de 927 multas por infração ao Código de Trânsito Brasileiro. Ficaram retidos para regularização 92 veículos. Foram recolhidas 33 carteiras de motoristas por estarem vencidas ou por direção sob efeito de álcool. 
Acidentes Fatais
Altos
O primeiro acidente fatal ocorreu na manhã de quinta-feira (6),  na rodovia BR 343, Km 310, zona urbana de Altos/PI.  Uma  colisão   entre  uma  caminhonete,  que se evadiu,  e uma  motocicleta provocou a morte do condutor da moto de nome José Gomes Malaquias, 55 anos. O corpo foi removido ao IML em Teresina. 
Dom Expedito Lopes
Outro acidente fatal ocorreu na manhã de ontem (9) em área do município de Dom Expedito
Lopes/PI, no km 271 da BR 316. Uma colisão frontal envolvendo os veículos GM/ Meriva, placa de São  Paulo/SP e  uma  carreta  Volvo  emplacado  no  Espírito  Santo,  provocou  a  morte  de  dois passageiros do Meriva. Eles foram identificados como sendo Domingos José de Sousa e Elimar Silva de Sousa que foram socorridos ao hospital regional Justino Luz em Picos, mas não restiram aos ferimentos.
Prisões por embriaguez
Trinta (30) motoristas foram flagrados dirigindo depois da ingestão de bebida alcoólica. Onze (11)
deles foram encaminhados presos às Delegacias de Polícia para responsabilização pelo crime de
embriaguez ao volante. As prisões ocorreram nos município de Teresina (4), Parnaíba (3), Luis
Correia (1), Monsenhor Gil (1), Picos (1) e São João da Fronteira (1).
Motocicleta Recuperada
Na tarde de ontem (9), em Nazaré do Piauí/PI, no km 266 da BR 230, foi recuperado o veículo
HONDA/CG 125 Titan, placa LWJ8464/PI, conduzido por D.Q.S, para o qual havia registrado uma
ocorrência de roubo/furto, constatado depois de consulta ao banco de dados de veículos. Depois de preso o condutor, juntamente com o veículo, foi encaminhado à Delegacia Regional de Polícia Civil de Floriano/PI;
Excesso de Velocidade 
Um total de 874 veículos foram flagrados pelo radar circulando com velocidade acima do permitidopelo Código de Trânsito Brasileiro.
Análise do números
A análise da Polícia Rodoviária Federal no Estado do Piauí acerca da Operação Independência/2012 é  que  o  incremento  de  efeito  em  50%,  o  que  totalizou  mais  60  Policiais  em  atividade  de policiamento e fiscalização, resultou em números favoráveis. Quebra-se uma tendência crescente no número de acidentes, feridos e mortos. 
Registrou-se aumento de 128% no total de multas por infração de trânsito, que em 2011 foram 405, passando para 927 em 2012. Na Operação Independência do ano passado 06 (seis) motoristas foram flagrados dirigindo depois da ingestão de bebida alcoólica. Em 2012 este número saltou para 30
(trinta), o que representa um número cinco vezes maior.
Estes dados são capazes de demonstrar o elevado grau de desrespeito dos motoristas em relação às regras  de  segurança  no  trânsito,  notadamente  em  relação  a dois  fatores  determinantes  para  a gravidade dos acidentes que são o excesso de velocidade e embriaguez alcoólica ao volante.