segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Operação conjunta desarticula quadrilha de extração ilegal de madeira


Uma operação conjunta realizada pela Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Estado de Meio Ambiente, durante o período de 14 a 16 deste mês, desbaratou uma quadrilha de extração ilegal de aroeira, madeira originária da árvore de mesmo nome, considerada em extinção neste estado..

A operação teve lugar em municípios do sul do Estado do Piauí, entre Júlio Borges e Avelino Lopes, passando por Curimatá. Três pessoas foram presas acusadas de crime ambiental. Duas delas tidas como agenciadoras e uma responsável pela logística de extração.

Esta quadrilha é responsável pela retirada de 20 caminhões/mês deste tipo de madeira do solo piauiense. Este volume de madeira corresponde à destruição de 1500 árvores de aroeira. O carregamento e mandado para os Estados Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás e Bahia,

Na operação foram apreendidas 1.500 toras de madeira que foram doadas ao Parque Zoobotânico em Teresina para aproveitamento em sua infra-estrutura. Este material estará sendo descarregado nesta segunda-feira (17), às 09h30 da manhã.

Outra operação paralela foi realizada com o fim de combater o comércio de roubo de veículos na região. Nesta operação a PRF contou com o apoio da Polícia Judiciária do Detran, através do Delegado João José Pereira Filho. Ao final, sete veículos foram apreendidos e presos os seus condutores. Quatro automóveis e três motocicletas. Seis desses veículos acusaram ocorrência de roubo a partir de consulta direta pela placa ou chassi. Um havia tido os sinais identificadores deliberadamente destruídos.

Dois condutores foram presos portando carteiras de motoristas falsas. Outro foi preso quando apresentou à fiscalização um documento de veículo que havia sido furtado do Detran de São Paulo. Todas as ocorrências foram encaminhadas às Delegacias de Polícia das áreas de competência legal.