sexta-feira, 28 de setembro de 2012

OPERAÇÃO CARGA SEGURA



PRF prende 17 pessoas por roubo de carga na BR 116


FONTE: PRF/BA

Nas primeiras horas de ontem, 27/09, foi realizada uma grande operação conjunta entre as Polícias Rodoviária Federal e Civil da Bahia, mobilizando cerca de 80 policiais e 25 viaturas. Essa ação foi realizada
A Operação foi desencadeada no Km 575 da BR 116, município de Brejões,  a partir de denúncias de que quadrilhas organizadas estariam agindo na rodovia, região que compreende os municípios de Jequié e Brejões. Os bandidos atuavam em grupos organizados com uma dinâmica rápida, capaz de retirar totalmente a carga de um caminhão de tamanho normal em cerca de 15 a 20 minutos. Segundo as denúncias, há casos em que os marginais chegaram a provocar acidentes para praticar o roubo.
Somente este ano cerca de 30 roubos de carga foram praticados naquele trecho, sendo as últimas cargas roubadas pneus e eletroeletrônicos.
Desde o final de 2011 a PRF passou a acompanhar a ação desses grupos, descobrindo um esquema de roubo, saques, armazenamento e receptação dessas mercadorias roubadas que seriam vendidas, a depender da mercadoria, desde pequenos comerciantes locais, até para as cidades maiores, seguindo até lojas na capital do estado.
Com a parceria da Coordenadoria Regional de Polícia Civil de Jequié o esquema foi confirmado, sendo então expedidos mandados de prisão preventiva pela Comarca de Brejões, dando origem à grande Operação Carga Segura.
Dos 23 mandados de prisão, foram cumpridos 17, além de dois menores apreendidos e encaminhados para averiguações juntamente com o grupo. Alguns deles já possuíam passagens pela Polícia por crimes da mesma natureza.
Todos foram encaminhados à Polícia Judiciária de Jequié.
Instantes depois, após denúncia, uma outra quadrilha especializada em roubo de veículos de carga foi presa.
Após denúncia de um proprietário de um caminhão Mercedez Benz, tomado de assalto na cidade de Itiruçu, PRFs do Posto de Milagres passaram a realizar rondas na região da BR 116 quando avistaram o veículo e prenderam os dois assaltantes que nele se encontravam.  Logo após, com apoio do Núcleo de Operações Especias e PRFs do Posto de Seabra, que também participaram da Operação Carga Segura, as equipes se deslocaram  até a cidade de Feira de Santana e conseguiram prender o receptador, que aguardava para receber o caminhão em um posto de combustível na avenida Rio de Janeiro.
Durante o seguimento da operação, os agentes da PRF ainda apreenderam um outro caminhão roubado que estava na residência do receptador que foi encaminhado para Polícia Judiciária de Feira de Santana.
MAIS FOTOS DA OPERAÇÃO