quinta-feira, 10 de maio de 2012

Profissionais que atuarão na Copa do Mundo serão capacitados na próxima semana

Até o início de 2013, servidores de segurança pública dos estados-sede da Copa do Mundo, agentes da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, além de representantes de outros órgãos de segurança, participarão de uma série de treinamentos em segurança para grandes eventos ministrados por especialistas norte-americanos.
O próximo curso começa na segunda-feira (7) e vai até sexta-feira (11), em Brasília, com enfoque na segurança de autoridades. O primeiro curso foi sobre riscos químicos, biológicos, radiológicos e nucleares e também foi realizado na capital do País.
As capacitações abrangem diferentes áreas como gestão de segurança em grandes eventos, sistema de comando de incidentes, gestão em controle de fronteiras, entre outras. Em cada curso, serão treinados servidores de cada um dos doze estados-sede da Copa do Mundo de 2014, além de integrantes das polícias federais, profissionais da Defesa Civil dos estados e municípios. Servidores do Ministério da Saúde, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e de outros órgãos federais também podem participar de algumas capacitações, de acordo com o tema a ser trabalhado.
A iniciativa é da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ). A realização dos cursos é  resultado de colaboração bilateral  entre Brasil e Estados Unidos  na área segurança de grandes eventos.
O Ministério da Justiça capacitará diretamente policiais militares, civis, federais, rodoviários federais, bombeiros e outros profissionais de segurança pública e Defesa Civil para atuar na Copa do Mundo e demais eventos que o Brasil sediará.

Fonte: Ministério da Justiça