segunda-feira, 26 de março de 2012

PRF realiza Curso de Aperfeiçoamento em Técnicas para Fiscalização do uso de Álcool e outras Drogas

Salvador, 26 de março de 2012 –  O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD e do Departamento de Polícia Rodoviária Federal – PRF, com vistas a garantir uma boa atuação dos policiais rodoviários federais promoverá em Salvador entre os dias 27 a 31/03 o Curso de Aperfeiçoamento em Técnicas para Fiscalização do uso de Álcool e outras Drogas.
Esta capacitação parte da constatação de que o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial de acidentes de trânsito. Dados demonstram que, durante o ano de 2010, cerca de 146 mil pessoas vítimas de acidentes de trânsito foram internadas, o que gerou um custo aproximado de R$ 187 milhões aos cofres públicos do país. Entre outras causas, a utilização de álcool e/ou outras drogas é o principal fator associado a essas ocorrências.
Dirigir sob o efeito de álcool ou outras drogas é considerado comportamento de risco, visto que essas substâncias alteram o entendimento de situações cotidianas e a percepção do que acontece ao redor do condutor. Qualquer quantidade de álcool ou de outras drogas tem a chance de afetar os reflexos, não existindo taxa segura no sangue para se conduzir um veículo.
O treinamento ocorrerá em todas as 10 Delegacias da PRF no estado. A 1ª turma foi formada no final de fevereiro em Vitória da Conquista e já vem atuando na identificação desses condutores, prevenindo assim a ocorrência de acidentes na região. 
Desta vez, o curso será ministrado no Hotel Deville para os Policiais da Delegacia de SimõesFilho e da Sede em duas turmas:
• 1ª turma: 27/03 e 28/03/2012;
• 2ª turma:  29/03 e 30/03/2012.