segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Campanha “Pela Paz no Trânsito em Defesa da Vida” realiza encenação teatral em Picos

No Piauí morrem 14,7 motociclistas por cada grupo de 100 mil habitantes
Com o objetivo de chocar a população sobre a violência no trânsito, aconteceu na noite da última sexta-feira (18) na praça de alimentação de Picos, uma encenação teatral sobre um acidente de trânsito provocado pelo uso excessivo de bebida alcoólica.
A encenação foi realizada pelo o grupo teatral da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Picos e contou com a participação de equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros. “Queremos através dessa encenação, mostrar para a sociedade que o álcool e direção não combinam, vários acidentes em nossa cidade são provocados devido a não conscientização da população, com o uso de bebida alcoólica, ” disse Rosa Dantas, Coordenadora de Enfermagem do SAMU de Picos.
Após o teatro houve ainda no local, a entrega de panfletos sobre Campanha “Pela Paz no Trânsito em Defesa da Vida”. O Ministério Público realizou a campanha em parceria com outros órgãos, dentre eles: a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar (PM), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM), o Departamento Municipal de Transito (DMT), o Sest/Senat, o Conselho Tutelar, a Secretaria Municipal de Educação (SME), o Creas, a Maçonaria e o SAMU.
A violência no trânsito é um dos maiores desafios que a sociedade enfrenta, atualmente. No mundo, são mais de um milhão e 300 mil mortes por ano e milhões de pessoas feridas e incapacitadas permanentemente, na sua maioria, entre 15 e 44 anos de idade, representando uma parcela produtiva significativa da sociedade. “São números alarmantes que denunciam o caos que se instalou no trânsito e nos convoca a tomar uma atitude urgente. Em Picos vamos conseguir mudar a realidade do trânsito,” disse Alan Cardete, Superintendente do DMT.
Ser flagrado dirigindo sob a influência de bebida álcool ou de qualquer substância entorpecente ocasiona:
* Pena de prisão para o infrator: detenção de seis meses a três anos;
* Suspensão da Carteira Nacional de Habilitação por 12 meses;
* Multa de R$ 957,70;
* Retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado;
* Recolhimento do documento de habilitação.
No Piauí morrem 14,7 motociclistas por cada grupo de 100 mil habitantes. É a segunda maior taxa de todo o Brasil. “Precisamos mudar os números sobre a violência no trânsito, infelizmente na nossa cidade ainda é grande o número de motociclistas que sofrem acidente, principalmente pelo o não uso do capacete,” disse a Tenente do Corpo de Bombeiros, Cléia Diniz.
Fonte: 180graus.com