segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

PRF assina termo de cooperação com Agência Antidrogas Norte Americana

PRF assina termo de cooperação com Agência Antidrogas Norte Americana

PRF assina termo de cooperação com Agência Antidrogas Norte Americana
A Policial Rodoviária Federal (PRF) e a norte-americana Drug Enforcement Administration (DEA) assinaram uma declaração de cooperação com foco no combate ao tráfico de drogas. A DEA é um órgão de polícia federal do Departamento de Justiça dos Estados Unidos encarregado da repressão e controle de narcóticos, com atribuições de repressão doméstica ao narcotráfico e crimes relacionados às drogas em geral, dividindo responsabilidades com o Federal Bureau of Investigation (FBI), além de ser o único órgão dos Estados Unidos encarregado de investigações do narcotráfico no exterior.
A formalização, assinada na semana passada, busca o fortalecimento da relação institucional e, assim, usar melhor os recursos das instituições na troca de experiências, capacitação, colaboração e apresentação de novas tecnologias.
Esta declaração de cooperação é mais uma amostra do reconhecimento da atividade da PRF por agências internacionais, se juntando com o termo de cooperação já assinado com a polícia norte-americana de Imigração e Alfândega (Immigration and Customs Enforcement – ICE), esta com foco no combate aos crimes de tráfico de pessoas, contrabando, falsificações, crimes contra propriedade imaterial, entre outros.
Além disso, as assinaturas dos termos representa o esforço da instituição em articular parcerias e intensificar a cooperação internacional, um dos objetivos estratégicos da PRF previsto no Plano Estratégico da PRF para o período 2012 - 2020. O plano também tem como objetivo temático consolidar e ampliar a participação da PRF em atividades internacionais e como indicador temático a quantidade de acordos internacionais assinados.