sexta-feira, 4 de setembro de 2015

PRF apreende três caminhões com mais de 1,5 milhão de maços de cigarros no Paraná

PRF apreende três caminhões com mais de 1,5 milhão de maços de cigarros no Paraná

Dois caminhões foram abordados em São José dos Pinhais e um terceiro em Ubiratã; dois contrabandistas foram presos
PRF apreende três caminhões com mais de 1,5 milhão de maços de cigarros no Paraná

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na tarde desta segunda-feira (31) três caminhões carregados com mais de 1,5 milhão de maços de cigarros contrabandeados no Paraná.
Duas carretas foram apreendidas na BR-116 em São José dos Pinhais, no trecho conhecido como Contorno Leste. Um terceiro caminhão foi apreendido na BR-369, em Ubiratã, cidade distante cerca de 500 quilômetros de Curitiba. Dois contrabandistas foram presos.
O valor de mercado do cigarro apreendido nessas duas ocorrências ultrapassa R$ 6,7 milhões.
Uma equipe da PRF que fazia ronda pelo Contorno Leste suspeitou de uma carreta e um bitrem (combinação de caminhão e dois semirreboques) que transitavam na altura do quilômetro 95 da BR-116. Os motoristas desobedeceram a ordem de parada e foram seguidos por cerca de quatro quilômetros, até o pátio de um posto de combustíveis no quilômetro 99.
Um dos motoristas, de 26 anos de idade, foi preso em flagrante por contrabando. O outro acabou por fugir a pé, por uma área de mata ao lado do posto. Dentro do bitrem havia cerca de 850 mil maços de cigarros. Já na carreta foram encontrados outros 650 mil maços, aproximadamente.
Um dos veículos foi furtado em fevereiro de 2014 em Uberlândia (MG). Os demais, todos com indícios de adulteração, ainda terão as placas originais identificadas.

Na segunda ocorrência, registrada nas imediações do posto de fiscalização da PRF em Ubiratã, policiais rodoviários federais abordaram um caminhão. Após retirar a lona, encontraram a carga ilícita proveniente do Paraguai.
O motorista preso, de 64 anos, disse que pegou a carga de cigarros contrabandeados em Foz do Iguaçu (PR), e que pretendia levá-la até Bauru (SP).
A PRF encaminhou ambas as ocorrências para unidades da Polícia Federal e da Receita Federal, órgão que fará nos próximos dias a contagem exata das apreensões.
A pena para o crime de contrabando é de dois a cinco anos de reclusão.