terça-feira, 27 de maio de 2014

Dicas de como proceder ao encontrar uma escolta

Com o objetivo de proporcionar maior segurança, tanto para as autoridades, atletas e delegações que serão escoltadas, como para o cidadão no trânsito de Salvador, a PRF apresenta algumas dicas importantes que ajudarão aos condutores e pedestres entender a dinâmica do trabalho de escolta que será realizado por motociclistas batedores durante a Operação Copa do Mundo 2014 da Polícia Rodoviária Federal.

 - Como proceder como motoristas e usuários do trânsito?

Quando se deparar com motociclistas fechando o trânsito para a passagem de uma escolta, o cidadão deverá perceber que o motociclista batedor é um especialista. Ele terá, naquela situação, total controle do trânsito, com prioridade sobre a sinalização. Buzinar de nada vai adiantar. Então aguarde que o trabalho será realizado no menor tempo possível. Esta atividade está prevista no art. 29, incisos VI e VII do CTB - Código de Trânsito Brasileiro,com infração gravíssima, conforme o art. 189 do mesmo código. 

• Se no local estiver instalado um avançador de sinal “pardal”, e for sinalizado
para passar o sinal fechado, como agir?

Nesses casos, atenda à sinalização do motociclista e em condições seguras, anote data e hora

que a escolta passou para a possibilidade de necessitar de recurso, caso haja notificação. O

principal é nunca tentar desobedecer à sinalização do motociclista batedor, porque sua

imprudência poderá causar acidentes. 

• Como entender e colaborar com a sinalização dos motociclistas batedores?

Ao se deparar com uma escolta, mantenha a calma, evite mudanças bruscas de direção e observe a sinalização dos motociclistas. Eles indicarão o procedimento que o condutor deverá seguir, sinalizando para uma parada, ou desviar para uma direção indicada. Lembre-se toda a sinalização dos motociclistas será feita com uma das mãos. Fique atento e colabore para não ser o responsável por nenhum acidente.

• É necessário aguardar toda a escolta terminar de passar?

Sim, pois os motociclistas sinalizarão definindo a parada do fluxo de veículos para a passagem da escolta. Os motoristas devem saber que durante o deslocamento com um comboio, o motociclista batedor terá que realizar deslocamentos com muita velocidade, fechando ruas, avenidas, faixas de pedestres e retornar rapidamente para continuar o percurso.

Por isso, a área que a escolta trafega deverá ser preservada.

Realizar uma escolta é uma tarefa muito difícil e arriscada, qualquer imprudência dos cidadãos em trânsito poderá causar acidentes graves. Colabore e faça parte desse time!