segunda-feira, 14 de abril de 2014

PRF apreende 15m³ madeira ilegal em Dom Eliseu

Na madrugada de hoje (14), no município de Dom Eliseu, policiais rodoviários federais apreenderam aproximadamente 15 metros cúbicos de madeira em toras que estavam sendo transportados ilegalmente em um caminhão.

O caminhão Ford cargo, cor branca , com emplacamento na cidade de Açailândia, no estado do Maranhão ,estava transitando na rodovia sem o uso da placa de identificação dianteira transportando 15m³ de madeira nativa em toras, de espécies diversas, foi abordada pelos agentes da PRF no quilômetro 36 da BR-010.
Durante a fiscalização o condutor do veículo José Carlos Francisco Teixeira, 38 anos, apresentou uma Nota fiscal emitida em 25/03/2014 e uma Guia Florestal emitida em 27/03/2014 com vencimento em 04/04/2014.
Os agentes da PRF realizaram consulta da documentação apresentada no site da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – SEMA e confirmaram que a Guia para o transporte da madeira estava vencida, e após realizar a verificação do tacógrafo da caminhão, constataram que estava irregular, totalmente em branco, sendo impossível fazer qualquer tipo de análise sobre velocidade, tempo de parada ou trajeto percorrido.
Questionado sobre a madeira transportada ilegalmente, o condutor do caminhão , disse ter carregado o veículo em uma localidade no Ramal da Marajoara, no km 33 da BR 010 e teria como destino Triunfo Indústroa e Comèrcio de Madeiras Ltda, serraria localizada cerca de um quilômetro depois.
Caracterizado o crime ambiental, a carga e o caminhão foram apreendidos no posto da PRF em Dom Eliseu , ficando a disposição da SEMA.