terça-feira, 16 de julho de 2013

Operação Rotas da Fé

A Polícia Rodoviária Federal iniciou dia 14 a Operação Rotas da Fé. Neste trabalho, que vai até 01 de agosto,  o principal foco da fiscalização será os ônibus de fretamento brasileiros (também chamados de empresas autorizatárias) e também os ônibus estrangeiros em razão do evento Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá no Rio de Janeiro. 
O evento atrairá um grande número de fiéis e o principal meio de transporte será a modalidade de fretamento de ônibus. A PRF estima que em todo o Brasil, circularão de 20 a 25 mil ônibus fretados, que deverão transportar aproximadamente 1 milhão de fiéis.  
A operação ocorrerá em todo o Brasil. Quanto ao MS, estão também sendo destacados policiais para atuar especificamente com este tipo de fiscalização. A intenção da PRF/MS é de que os ônibus que porventura apresentem alguma irregularidade sejam retidos já na origem, sendo providenciado a retenção do veículo irregular e o transbordo dos passageiros para outro veículo regular.
Veículos estrangeiros também passarão por fiscalização. É de conhecimento que muitos ônibus bolivianos e paraguaios também adentrarão no país para participar do evento. Serão verificadas principalmente as condições gerais de conservação desses veículos além da documentação pertinente. 
No Mato Grosso do Sul, assim como no restante do país, a pessoa que desejar locar um ônibus deve estar atenta a regularidade documental da empresa e, principalmente, verificar o ônibus que lhe foi locado, com antecedência, se possível fazendo constar a placa do veículo no contrato. 
No site da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) é possível fazer uma rápida verificação do veículo locado pela placa. 
Antes da viagem, também é direito do passageiro verificar, além do bom estado do veículo (pneus, lataria, interior) a documentação pertinente, dentre as quais destacamos. 
  1. Autorização de viagem 
  2. Motorista identificado com crachá
  3. Cópia autenticada de apólice de seguro de responsabilidade civil
  4. Formulário para registro de reclamações de danos e extravio de bagagem
(prevista na Resoluções:  233, 1166, 1417, 1421, todas da ANTT)

A Polícia Rodoviária Federal também manterá uma maior atenção quanto ao comportamento dos ônibus durante este período quanto a velocidade, ultrapassagens, dentre outras infrações de condução.
Orientamos os fiéis que pretendem locar (ou já locaram) um ônibus de fretamento que procurem tomar todos os cuidados acima, já que existe um considerável número de ônibus que não possuem todos os requisitos legais para efetuar uma vigem interestadual ou, mesmo, não apresentam todos os requisitos de segurança quanto aos equipamentos e estado de conservação, o que certamente trará grandes aborrecimentos.
Caso, mesmo com estes cuidados, o passageiro verificar alguma irregularidade durante a viagem, poderá fazer uso do telefone de emergência 191 para informar situações potencialmente perigosas à segurança dos passageiros. 
Obs: No Rio de Janeiro, a escolta do Papa Francisco será feita pela PRF por meio de seus motociclistas baterores.