domingo, 28 de abril de 2013

PRF realiza operação de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes


Esta semana, entre os dias 23 a 27 a Polícia Rodoviária Federal realizou a denominada I Operação Temática de Direitos Humanos. Esta iniciativa está voltada para implementação de ações de fiscalizações visando prevenir e reprimir a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A operação ocorre em dois momentos distintos. A primeira etapa está relacionada ao estudo teórico dos temas propostos. Numa segunda ocasião, ação policial vai a campo para flagrante de infrações relacionadas ao tema em questão.

Participaram da operação 45 Policiais Rodoviários Federais dos estados do Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão. Estiveram presentes ainda Membro do Juizado da Criança e do Adolescente, Conselheiros Tutelares, Delegado de Polícia Civil e Membro do Ministério Público do Trabalho.

A partir de levantamento realizado pela inteligência da PRF, nas noites de quinta-feira (25) e sexta-feira (26) foi desencadeada a operação de campo. Os locais fiscalizados foram trechos da BR 316, entre Timon e Caxias, no Maranhão e diversos estabelecimentos em Teresina.

Ao final, seis crianças e adolescentes foram encaminhadas aos Conselhos Tutelares. Quatro adolescentes foram encontradas em prostíbulos fazendo ingestão de bebida alcoólica. Duas crianças menores de três anos circulavam em situação de risco por entre meses onde havia consumo de bebida alcoólica.

Quatro proprietárias de bares foram detidas por infração prevista na Lei de Contravenção Penal, relacionada a dar ou oferecer bebida alcoólica a menores de idade. Durante a operação foi aprendido um revólver calibre 38 com numeração raspada. Esta arma estava na posse de F.P.O, 47 anos, natural de Miranda do Norte/MA.