quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

FETRAN FESTIVAL DE TRANSITO ESCOLAR-PRF/DETRAN MS



FESTIVAL INCENTIVA A EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO ATRAVÉS DO TEATRO

            Estão abertas as inscrições para a quarta edição do FETRAN – Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito, realizado pela Polícia Rodoviária Federal e DETRAN/MS, e em parceria com diversos órgãos, dentre entres o SEST/SENAT, a Secretaria Estadual de Educação, prefeituras municipais das cidades participantes, SINEPEMS, FETEMS, entre outros.
            O FETRAN é um festival estudantil de teatro com a temática “Educação para o Trânsito”. O objetivo é sensibilizar crianças e adolescentes quanto à necessidade de se conhecer as normas e leis que regem o trânsito brasileiro e os princípios de cidadania, auxiliando-os em sua formação enquanto partícipes do trânsito e tornando-os conscientes e comprometidos com a segurança no trânsito e com o bom convívio social.
            Podem participar do FETRAN todas as escolas das redes de ensino públicas e particulares do estado de Mato Grosso do Sul e ainda como convidados, escolas da Bolívia e Paraguai das cidades limítrofes com o Brasil, por Mato Grosso do Sul.
            Uma das novidades para a quarta edição é o aumento das cidades que sediam as etapas regionais classificatórias. Em 2013 haverá seletivas em cinco cidades: Dourados, Três Lagoas, Coxim, Corumbá, Jardim e Campo Grande, que por sua vez deverão ser realizadas nos meses de maio e junho, mas com data a ser confirmada posteriormente.
            Ao término das etapas classificatórias será realizada no mês de agosto a etapa “Mato Grosso do Sul”, em Campo Grande/MS, onde os vencedores das seletivas regionais disputarão a grande final.
            Ao longo do festival, os espetáculos serão avaliados por uma comissão julgadora, composta por profissionais com experiência em linguagens artística e pedagógica e também em regras de trânsito.
                       
Como participar?
            Os interessados em participar devem solicitar o requerimento e a ficha de inscrição através do e-mailcret.ms@dprf.gov.br, ou no site da Secretaria Estadual de Educação www.sed.ms.gov.br. A ficha de inscrição é muito simples e contém apenas as informações sobre a escola, a categoria ou as categorias que deseja participar e o os dados dos professores responsáveis.
Os inscritos receberão, posteriormente, uma ficha mais completa (técnica), e os modelos de autorização dos pais e uso da imagem, que deverão ser entregue próximo ao dia da apresentação na seletiva regional.
A Escola interessada poderá concorrer em até uma peça teatral por categoria, ao qual está dividida em: infantil (até o 5º ano do ensino fundamental), infantojuvenil (6º ao 9º ano do ensino fundamental) e juvenil (ensino médio).
O período de inscrições se encerra no dia 08 de Março de 2013.