quinta-feira, 1 de novembro de 2012

PRF e PC desbaratam o maior esquema de cigarros falsificados em Pernambuco


A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em operação conjunta com a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e Polícia Civil estouraram uma fábrica de cigarros falsificados e um depósito de insumos para a fabricação destes, nos municípios de Caruaru e Feira Nova, Agreste do estado. Foram apreendidas 140 toneladas de fumo, sendo parte In Natura, e outra na forma de cigarros.

No depósito os agentes encontraram cerca de 85 toneladas de fumo, maços de cigarros embalados em caixas de papelão, papeis e filtros de cigarro, produtos químicos utilizados na fabricação destes, além de geradores de energia. Os policiais encontraram também um segundo depósito no subsolo, onde havia centenas de caixas com cigarros de marcas comercializadas no Paraguai, inclusive com selos do órgão da fazenda paraguaia.

O segundo local, em Feira Nova, era a fábrica propriamente dita. Toda uma linha de produção foi encontrada no seu interior. Prensas, geradores, esteiras, embaladoras, produtos químicos, dentre outros equipamentos faziam parte da indústria clandestina. O espaço destinado ao fabrico também era camuflado; ficava no subsolo de uma granja. Provavelmente para disfarçar o forte odor do fumo. Este foi o maior esquema de cigarro falsificado já descoberto em Pernambuco.