quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Boletim das Rodovias Federais em Sergipe – Aracaju, 14 de Novembro de 2012.


Ontem (13), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu a quatro acidentes nas BRs de Sergipe. Seisveículos se envolveram nos acidentes e não houve registro de feridos ou mortes.

Foram
 fiscalizados 161 veículos dos quais um foi retido por irregularidades e duas CNHs foram apreendidas.Além disso, de um total de 85 multas de trânsito aplicadas, 12 foram por ultrapassagens indevidas.

Lei Seca – Ontem, 69 motoristas realizaram testes de alcoolemia nas rodovias federais do Estado. Nãohouve autuação ou detenção. De acordo com a Lei 11.705/2008, quem for flagrado dirigindo embriagado eexceder o limite de 0,3 mg/l (miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões), será autuado em R$ 957,70, terá o lançamento de 07 pontos em seu prontuário, sua CNH será recolhida e o veículo ficará retido até a apresentação de um condutor habilitado e em perfeitas condições de saúde.

Ocorrências
Plantão tranquilo nas rodovias federais. Sem registro de ocorrências criminais.
E atenta ao incremento no fluxo de turistas e consequentemente ao aumento no fluxo de veículoscirculando pelas rodovias federais que cortam o estado de Sergipe, a 20ª Superintendência de PolíciaRodoviária Federal no estado, iniciou à 0h de hoje (14), a OPERAÇÃO PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA2012.
O objetivo da operação é trabalhar em duas frentes: orientar os condutores sobre a sua parcela deresponsabilidade ao trafegar com respeito e segurança e inibir a ação de motoristas infratores que insistemem desrespeitar a legislação de trânsito. Durante os dias da operação (0h de hoje à meia-noite do dia 18 denovembro, domingo) a PRF reforçará o seu efetivo nas rodovias convocando policiais que trabalham na áreaadministrativa. Além de reforço no efetivo policial, a estrutura montada contará com etilômetros, motocicletas,viaturas e cães farejadores.
Estatísticas revelam que entre os meses de janeiro e outubro deste ano, a PRF atendeu a 1.355 acidentesnas rodovias federais sergipanas. Nesses acidentes, 785 pessoas ficaram feridas e outras 90 perderam suasvidas.
Colisão frontal - Apesar de não estar entre os três tipos de acidentes mais frequentes, a colisão frontal éresponsável pela maioria das mortes nas rodovias federais sergipanas. Em 2011, 4,1% dos acidentesatendidos pela PRF foram colisões frontais, porém, esse tipo de acidente foi responsável por 37,9% dasmortes registradas. A colisão frontal supera até os números de mortes por atropelamento, que representaramno ano passado 19,5% dos óbitos registrados nas rodovias federais do Estado.
As colisões frontais acontecem em ultrapassagens indevidas (desrespeito à sinalização) ou mal calculadas.Nos dois casos, a soma das velocidades dos veículos envolvidos demonstra a força do impacto