quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Caminhoneiro tenta esconder madeira serrada como peças para porta

Policiais Rodoviários Federais do Posto da PRF de Parnaíba, no Km 33 da BR 343, apreenderam uma carreta que transportava 20m3 de madeira para empresas situadas neste município. A fiscalização constatou que o transportador não postava o Documento de Origem Vegetal (DOF), guia do Ibama que autoriza este tipo de transporte.

Quando verificado o documento fiscal da carga havia ali descrito que o transporte se referia a peças de madeiras para portas, que não necessita de prévia autorização do Ibama. Os agentes da PRF solicitaram que fosse aberta a carreta para confrontar esta informação.

Tomada esta providência ficou constatado que a carga era, na realidade, de madeira serrada do tipo prancha, discordante daquela descrita na Nota Fiscal. Trata-se de um artifício dos transportadores para esconder a origem ilícita de madeira retirada das florestas brasileiras sem o acompanhamento dos órgãos de controle ambiental.

A carreta emplacada no município de Estrela D' Oeste/SP, o condutor S.J.S.N, 48 anos, e a madeira apreendida foram encaminhadas à unidade do Ibama em Parnaíba para as medidas leais.