quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PRF apreende faixas refletivas falsificadas BR 163, km 532


Um golpe que vem sendo aplicado pode custar caro aos motoristas de caminhão desavisados: R$ 191,44 , mais cinco pontos na carteira de habilitação do proprietário do veículo. Ontem, no Posto de Jaraguari, A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 2000 faixas refletivas falsificadas. O uso do acessório é obrigatório nas carrocerias de caminhões desde 2002. Caso o  motorista seja flagrado com o equipamento não-verdadeiro, será multado e terá o veículo retido para regularização. 

Para o condutor não cair no golpe, recomenda-se alguns procedimentos, entre eles a exigência de nota fiscal na compra. Um simples teste de aplicabilidade com a faixa falsa e a verdadeira comprova o golpe. A falsa, conforme se pode ver nas fotos, brilha muito durante o dia como um espelho mas não apresenta o efeito à noite, justamente quando é mais necessária. 

Tais faixas são de extrema importância, principalmente quando a iluminação do caminhão falha ou está apagada. As faixas originais refletem a luminosidade do farol podendo ser observadas a mais de 500 metros, o que diminui em muito o risco de uma colisão traseira em veículos de carga no período noturno. 
Veículo: GM Astra, placa HDO 3738 de Uberlândia MG

Ocorrência encaminhada a Polícia Federal de Campo Grande. Os ocupantes dos veículos (2 homens) não foram presos.